fbpx
Início Notícias Joana Darc (PR) quer ampliar a proteção dos animais comunitários para todo...

Joana Darc (PR) quer ampliar a proteção dos animais comunitários para todo o Estado

Os direitos dos animais comunitários são realidade em Manaus, com a Lei 3.336 de 31 de Julho de 2018, de autoria da própria Joana Darc (PR), enquanto vereadora
Lei em âmbito municipal com autoria da então vereadora e agora deputada estadual Joana Darc (PR), a regulamentação do Animal Comunitário pode virar uma realidade em todo o Amazonas.

A parlamentar ingressou com a matéria, junto a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e trabalha para que ela seja aprovada junto às suas Comissões e por fim, pelo plenário.
A proposta de Lei 38/2019, é voltada para os animais que, apesar de não terem proprietários definidos e únicos e não tendo habitação definida, estabeleceram com membros da população do local onde vive, vínculos de afeto, dependência e manutenção.
Joana Darc que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Proteção dos Animais e Desenvolvimento Sustentável da Aleam, lembra que a Constituição Federal no Capítulo Vl, art. 225, $1′, inciso Vll, considera dever do Estado e da coletividade, zelar pelos animais e impedir as práticas que coloquem em risco sua função ecológica ou que os submetam à crueldade.
“A existência de animais comunitários já é uma realidade em todo território nacional e precisa ser regulamentada, pois os animais sem proprietário definido se integram à vida de uma comunidade de forma que seus membros estabelecem laços de afeto e dependência recíprocos, laços esses que lhe dão melhores condições de sobrevivência, além de representar a transposição para a vida prática dos preceitos constitucionais”, diz trecho da justificativa apresentada pela deputada.
De acordo com os principais pontos do Projeto de Lei, o animal comunitário (cão e gato) terá prioridade para registro, castração, vacinação e microchipagem na ordem de atendimento do órgão público responsável pelo controle de zoonoses, de forma gratuita.
“Ele não poderá ser capturado como animal errante, exceto nos casos em que esteja acometido por zoonose grave ou sem tratamento disponível, e que possa colocar em risco a saúde dos outros animais da comunidade ou da população que com ele convive”, explicou Joana Darc.
Também é assegurado ao tutor representante voluntário, fornecer alimentação e água limpa aos animais comunitários no local onde vivem e/ou frequentam, sejam espaços públicos ou privados do Estado.
Será vedado o impedimento, por particular ou por qualquer agente do poder público, à disponibilização de alimento e água aos animais comunitários.
Já é Lei no Município
No município a regulamentação dos Animais Comunitários, é conhecida como a Lei 3.336 de 31 de Julho de 2018. Divulgada no Diário Oficial do Município (DOM), de mesma data.

Dep. Joana Darc
Advogada, Servidora Pública Concursada PGM e Deputada Estadual do Amazonas eleita com 26.816 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

Joana Darc participa de solenidade em homenagem a profissionais da educação do Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta quarta-feira (16), uma Sessão Especial de homenagem e entrega da Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias. Os 24 deputados estaduais indicaram professores para receber a premiaçã

Joana Darc (PL) participa de reunião técnica com Ministro de Minas e Energia

A deputada estadual Joana Darc (PL), participou na noite da terça-feira (15) de reunião técnica com Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, Deputado Federal, Capitão Alberto Neto (PRB), Governador Wilson Lima e autoridades de diversos órgãos e instituições.

Empresas que cometem maus-tratos a animais terão inscrição estadual cassada

O Projeto de Lei é de autoria da deputada Joana Darc (PL) e aplica-se a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou...

Joana Darc (PL) participa de jogo beneficente neste domingo (13)

A Deputada Joana Darc (PL) , apoiadora do projeto esteve presente e deu o "pontapé" inicial, simbolizando o início da partida. Ela falou da importância de manter um projeto como este: "Vocês podem contar com meu apoio, porque eu sei das dificuldades que esse projeto tem que enfrentar principalmente quanto a questão dos equipamentos e da locomoção"

Joana Darc vota sim ao pagamento do 13° de servidores com recursos da Afeam

Na manhã desta quinta-feira (10) foi votado pelos deputados estaduais dois  projetos que autorizam que os recursos da Agência de Fomento do Estado do...
×

Olá!

Escolha qual área deseja atendimento e fale agora mesmo conosco!

× Fale com a Deputada!