fbpx
Início Geral Deputada destaca importância de combater a venda de artesanatos produzidos com matéria-prima...

Deputada destaca importância de combater a venda de artesanatos produzidos com matéria-prima de origem animal

Joana Darc (PL) acompanhou a ação da campanha “Não tire as penas da vida” do IBAMA que conscientiza a população e artesãos sobre o comércio de artefatos produzidos com penas, plumas, peles, ossos, escamas, olhos, couros e dentes durante o Festival Folclórico de Parintins

A deputada Estadual Joana Darc (PL) esteve presente na ilha tupinambarana e pode acompanhar um pouco do trabalho de fiscalização e conscientização realizado pela equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com o tema “ Não tire as penas da Vida” a campanha que é realizada todos os anos em Parintins visa o combate do comércio ilegal de penas, plumas, peles, ossos, escamas, olhos, couros e dentes para confecção de artesanato comumente produzidos e vendidos antes e durante o Festival Folclórico do município.

 

Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável, a parlamentar ressalta a importância da campanha. “Essa campanha é de suma importância em dois aspectos, um é a conscientização para que os turistas e visitantes não comprem artefatos que sejam produzidos com matéria-prima de origem animal, e o segundo é que a fiscalização combate a ação de ilegal de matar animais para que suas penas, pele, escamas sejam usados para produção de artesanato. Isso é cuidar da fauna da nossa Amazônia. Esse não deve ser um papel só do Ibama, mas também de todos nós, pois precisamos cuidar melhor do meio ambiente”,destacou a deputada. 

 

A ação de conscientização do Ibama é amparada na Lei de Crimes Ambientais 9605/1998, e acontece desde 2002 na terra dos bumbás. Durante o período de fiscalização o órgão atua em casas, comércios, porto e também no galpão dos bois Garantido e Caprichoso.  “Fiquei muito feliz em ver o trabalho que a equipe do Ibama está realizando na cidade, pois essa prática ilegal alimenta o tráfico de animais e consequentemente contribui com o desaparecimento de espécies”, concluiu a deputada.

 

O comércio ilegal de penas, pescado e fauna é crime e pode levar a reclusão. Segundo o Ibama a penalidade varia de acordo com o material utilizado nos artefatos.

Dep. Joana Darc
Advogada, Servidora Pública Concursada PGM e Deputada Estadual do Amazonas eleita com 26.816 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

Joana Darc participa de solenidade em homenagem a profissionais da educação do Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta quarta-feira (16), uma Sessão Especial de homenagem e entrega da Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias. Os 24 deputados estaduais indicaram professores para receber a premiaçã

Joana Darc (PL) participa de reunião técnica com Ministro de Minas e Energia

A deputada estadual Joana Darc (PL), participou na noite da terça-feira (15) de reunião técnica com Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, Deputado Federal, Capitão Alberto Neto (PRB), Governador Wilson Lima e autoridades de diversos órgãos e instituições.

Empresas que cometem maus-tratos a animais terão inscrição estadual cassada

O Projeto de Lei é de autoria da deputada Joana Darc (PL) e aplica-se a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou...

Joana Darc (PL) participa de jogo beneficente neste domingo (13)

A Deputada Joana Darc (PL) , apoiadora do projeto esteve presente e deu o "pontapé" inicial, simbolizando o início da partida. Ela falou da importância de manter um projeto como este: "Vocês podem contar com meu apoio, porque eu sei das dificuldades que esse projeto tem que enfrentar principalmente quanto a questão dos equipamentos e da locomoção"

Joana Darc vota sim ao pagamento do 13° de servidores com recursos da Afeam

Na manhã desta quinta-feira (10) foi votado pelos deputados estaduais dois  projetos que autorizam que os recursos da Agência de Fomento do Estado do...
×

Olá!

Escolha qual área deseja atendimento e fale agora mesmo conosco!

× Fale com a Deputada!