Início Notícias Animais do Zoológico do Tropical terão destinação responsável

Animais do Zoológico do Tropical terão destinação responsável

Plano de Ação está sendo elaborado pelo Hotel e será acompanhado por corpo técnico formada pela Comissão de Meio Ambiente da Aleam, órgãos ambientais e especialistas

Nesta segunda-feira (12), a Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Camma), reuniu-se em Audiência Pública com órgãos ambientais, Organizações Não Governamentais de proteção animal e sociedade civil para discutir as medidas a serem tomadas para a destinação dos animais que estão no Zoológico do Tropical Hotel, que se encontra fechado há quase 3 meses. 
 
A presidente da Comissão de meio ambiente, Deputada Joana Darc (PL), destacou no início da Audiência Pública a importância do evento. “São vidas de mais de 200 animais que estão sendo definidas aqui hoje, precisamos pensar com responsabilidade sobre o melhor destino e como podemos ajudá-los”, reforçou a deputada.
 
Durante a audiência o administrador  do hotel, sr. Antônio Maglione informou que desde 2011 vêm tentando encontrar  destinação  para os animais. Ele informou ainda que o hotel não tem condições de permanecer com a posse dos animais silvestres pois, segundo Antônio, são gastos cerca de R$ 1 Milhão de reais por ano com  as despesas destes.
 
O responsável pelo Zoológico do Tropical, Biólogo Nonato Amaral, informou que um plano ação está sendo desenvolvido com a ajuda do  Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para que os animais do zoo sejam remanejados de forma segura, garantindo o bem estar destes.
 
De acordo com o Gerente de Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia, o Instituto já está em tratativas com algumas instituições ambientais e mantenedores particulares que irão receber os animais destinados. De acordo com Marcelo, dos 234 animais, quase 200 já estão com destinação garantida. “Já temos encaminhados alguns animais que estão com destinação fechada, destes são 6 araras e 4 papagaios que serão adotados por um mantenedor particular. Os demais nós já estamos com tratativas em andamento com algumas instituições que irão receber os animais que são mais fáceis de se adaptar”, informou o gerente de fauna do Ipaam.
 
Encaminhamentos
 
Dada a decisão do hotel, a deputada Joana Darc, definiu que será criado uma comissão técnica que irá acompanhar a legalidade  do processo de manejo dos animais. “Serão órgãos ambientais, biólogos, médicos veterinários, ONGs juntamente com a Comissão de Meio Ambiente  da Aleam que irão acompanhar a destinação dos animais, a legalidade do manejo, e verificar todos os procedimentos, sempre garantindo o bem-estar e a segurança dos animais. Essa é a nossa principal preocupação”, declarou a presidente da Comissão de Meio Ambiente.
 
Na próxima semana será realizada a primeira reunião deste corpo técnico para  verificar o andamento dos trâmites do remanejo, e na oportunidade o Ipaam irá apresentar um relatório com informações sobre os possíveis locais para onde serão destinados os animais.
 
Outro encaminhamento solicitado na audiência, foi o esclarecimento por meio Nota oficial, sobre os alimentos arrecadados em campanhas de mobilização pela internet para os animais do Zoológico do Tropical. E ainda sobre as falsas notícias que circularam na internet nas últimas semanas.  A nota oficial deverá ser publicada até a próxima sexta-feira (16), através da imprensa e redes sociais do Hotel.
 
 
 
Dep. Joana Darc
Advogada, Servidora Pública Concursada PGM e Deputada Estadual do Amazonas eleita com 26.816 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos e dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento mais traduzido do mundo. Está disponível em mais de 500 idiomas!

Joana Darc destina recursos à Cavalaria da Polícia Militar para ampliação do projeto de Equoterapia

Entusiasta da terapia com animais, a deputada estadual Joana Darc (PL), vem acompanhando o projeto de equoterapia da Cavalaria da Polícia Militar do Amazonas desde o início de seu mandato, e anunciou hoje (10) durante evento que reuniu equipe de policiais que atuam na cavalaria, a destinação de recursos das emendas impositivas para que o projeto tenha mais estrutura a partir do próximo ano.

Joana Darc participa de Caminhada Pelo Fim da Violência contra a Mulher

O evento acontece anualmente e simultaneamente em várias cidades do Brasil e também do exterior. Em Manaus, a caminhada foi organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, e teve como objetivo chamar atenção para o fim da violência contra a mulher. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, que aconteceu no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

Joana Darc destina recursos para instituição que se dedica a saúde de população mais carente

Neste domingo (08) a deputada estadual Joana Darc (PL) participou da inauguração da segunda sede da Associação de Farmácia Clínica do Estado do Amazonas (AFCEA), instituição sem fins lucrativos que se dedica ao atendimento da saúde da população mais carente, por meio da realização gratuita de consultas e exames médicos.

Joana Darc é homenageada pela Polícia Militar do Amazonas

A deputada estadual Joana Darc (PL), recebeu, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a Medalha de Mérito Cândido Mariano. A solenidade para entrega da medalha ocorreu na noite de desta sexta-feira (06), na sede do Comando Geral da PMAM, no bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus. 
×

Olá!

Escolha qual área deseja atendimento e fale agora mesmo conosco!

× Fale com a Deputada!