fbpx
Início Notícias Joana Darc fala sobre a importância e a representatividade da mulher na...

Joana Darc fala sobre a importância e a representatividade da mulher na política durante palestra na Aleam

O evento realizado pela Escola do Legislativo da Aleam, debateu a democracia contemporânea

Nesta sexta-feira (30) a deputada estadual Joana Darc (PL), destacou o papel da mulher na democracia e a representatividade destas no cenário político atual, durante o 1° Colóquio Amazonense sobre Democracia Contemporânea realizada pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Em sua palestra, Joana Darc falou sobre a representatividade da mulher na política. De acordo com ela, ainda existem grandes desafios que as mulheres enfrentam no cenário político. “Apesar do crescimento da presença de mulheres na política, ainda temos muito a conquistar. De 192 países o Brasil ocupa a posição 151, com apenas 10,5% de mulheres ocupando cargos políticos. Isso ainda é pouco perto da quantidade de mulheres que temos no país, se boa parte estiver inserida na política, podemos fazer muito mais”, informou a deputada.

A parlamentar ressaltou o preconceito que ainda existe entre eleitoras mulheres ao votar candidatas a algum cargo político. “Imagina se todas as mulheres dessem um voto de confiança a candidatas do sexo feminino. Em geral, candidatas mulheres sempre são indicadas a cargos de vice, e também a maioria das mulheres ainda hesita em votar em candidatas do sexo feminino, e mesmo sendo maioria em eleitorado, temos poucas representes mulheres nas casas legislativas. Precisamos vencer esse preconceito, para que possamos ganhar mais espaço e possamos ajudar ainda mais outras mulheres pelo país”, destacou Joana Darc.

A parlamentar destacou também a importância desse tipo de discussão não apenas jurídica, mas também social para o desenvolvimento o diálogo político. “Esse tipo de debate une a experiência jurídica e o contexto político e social, e a partir daí conseguimos construir um diálogo e um debate aberto com a sociedade”, ressaltou a deputada.

Participaram também da mesa redonda a Deputada Mayara Pinheiro, A Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Amazonas e Juíza Eleitoral, Scarlet Viana e a Jornalista Daniela Cardoso. Para finalizar, os participantes assistiram uma palestra com o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral e Doutor em Direito, Tarcísio Carvalho Neto, que falou sobre o papel da justiça eleitoral na construção da democracia.

Dep. Joana Darc
Advogada, Servidora Pública Concursada PGM e Deputada Estadual do Amazonas eleita com 26.816 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

Joana Darc destinará recursos para projetos voltados à juventude

Umas das parlamentares mais jovens do Amazonas, a deputada estadual Joana Darc (PL), irá destinar recursos para ampliação de projetos que trabalham com jovens e adolescentes no Amazonas.  Na manhã desta terça-feira (19) a parlamentar visitou dois projetos que são desenvolvidos na cidade de Manaus e trabalham com a educação, apoio e qualificação de jovens.

Joana Darc participa da 2ª edição do Programa “Peixe no Prato”

A deputada estadual Joana Darc (PL) participou na manhã desta terça-feira (12) da 2° edição  do Programa “Peixe no Prato” que aconteceu na Escola Municipal Helena Augusta Walcott, localizada no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. 

Projeto de Lei de Joana Darc prevê teste do bracinho em crianças a partir dos 3 anos

O projeto de lei 595/2019 de autoria da deputada estadual Joana Darc propõe que seja realizado o "Teste do Bracinho" em crianças a partir dos 3 anos de idade, e que o procedimento passe a fazer parte integrante do protocolo de consultas pediátricas regulares feitas pela rede pública de saúde do Estado do Amazonas.

Desenvolvimento sustentável: Alternativa para a preservação do meio ambiente

Cuidar da Amazônia é um dever de todos nós. Por isso busco incessantemente por soluções que visam preservar o meio ambiente. Mas para falar de meio ambiente, falar de amazônia, precisamos falar também das pessoas que habitam e dependem dela para ter seu sustento diário. Nesta semana participei da Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia, na Academia de Ciências do Vaticano, em Roma.

A luta continua

Se você leu sobre a decisão do processo que cassa o mandato dos vereadores do partido do qual faço parte, e que menciona meu nome, esse esclarecimento é para você, meu eleitor e para todas as pessoas que acreditam em meu trabalho.
×

Olá!

Escolha qual área deseja atendimento e fale agora mesmo conosco!

× Fale com a Deputada!