fbpx
Início Artigos Suicídio: Precisamos falar sobre isso!

Suicídio: Precisamos falar sobre isso!

Cada vez mais vemos pessoas doentes com estresse, ansiedade e depressão.  Doenças emocionais tem sido o mal deste século. São inúmeros os fatores que podem desencadear uma crise que podem levar um indivíduo a querer dar fim à própria vida.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), temos um suicídio a cada 40 segundos no mundo. O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de países com mais casos. Este é um problema de saúde pública que não pode mais ser visto como banal ou irrelevante, precisamos falar a respeito. É necessário estarmos atentos aos sinais de vulnerabilidade que uma pessoa apresenta. Isolamento e distanciamento social, todos são indícios de vulnerabilidade. Diferente do senso comum, quem fala, pode vir a cometer suicídio, sim. Familiares e amigos devem ficar atentos a frases e comportamento como:

  • “Minha vida não tem mais sentido.”
  • “Não tenho mais vontade de viver.”
  • “Eu sou um peso para minha família.”
  • “Preferia estar morto.”

Se você precisa de ajuda, ou conhece alguém que precisa de acompanhamento psicológico, deixo abaixo a lista com alguns locais que oferecem atendimento com profissionais capacitados para ajudar. 

Você pode conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

Atendimento Psicológico Gratuito em Manaus. Segue a lista:

  • Clínica Escola de Psicologia UNINORTE: Av. Getúlio Vargas, 720 – Centro – Telefone: 3212-5169
  • Clínica Escola de Psicologia ESBAM:Rua Leonor Teles, 153, Conj. Abílio Nery –Adrianópolis – Telefone: 3305-1809
  • Clínica Escola de Psicologia FAMETRO: Av. Constantino Nery, 3378, Chapada -Telefone: 98423-0823
  • Serviço de Psicologia Aplicada UFAM – CSPA: Setor Sul da UFAM (minicampus), Bloco X – Coroado I – Telefone: 3305-1181 ramal 2582 / 3305-4121
  • Serviço de Psicologia Aplicada ULBRA – SPA: Av. Carlos Drummond de Andrade, 1460, Bloco E Térreo – Conj. Atílio Andreazza – Telefone: 3616-9800 ramal 9819
  • Policlínica Gilberto Mestrinho: Av. Getúlio Vargas, 341 – Centro – Telefone: 3198-8000 – Atendimento somente à tarde. Necessário cartão SUS e documento de identificação com foto.
  • Centro de Atendimento Psicológico FMF – CAPSI: Rua Natal, 300 – Adrianópolis – Telefone: 2121-0966

 

Caso o paciente seja encaminhado para um psiquiatra e precise de medicação, boa parte dos remédios necessários para o tratamento da depressão são disponibilizados pelo Estado e Município, em UBS e policlínicas com farmacêuticos. É obrigatória a apresentação da prescrição médica e cópia, cartão SUS e documento de identificação com foto para retirar os remédios prescritos.

Dep. Joana Darc
Advogada, Servidora Pública Concursada PGM e Deputada Estadual do Amazonas eleita com 26.816 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

“Contribuir com meio ambiente é uma missão de todos”, diz Joana Darc (PL) em plantio alusivo ao Dia da Árvore na Aleam

Na manhã deste sábado (21) a deputada estadual Joana Darc (PL), prestigiou ato em homenagem ao Dia da Árvore realizado pela  Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O evento foi marcado pelo plantio de 24 mudas de árvores, que aconteceu no estacionamento da sede do Poder Legislativo.

Caama realiza ações educativas sobre meio ambiente em comemoração aos 14 anos da DEMA

A Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), participou de evento comemorativo dos 14 anos da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), que aconteceu nesta sexta-feira (20), no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

Caama distribui mudas de plantas em comemoração ao Dia da Árvore

Antecipando as celebrações e, alusão ao Dia da Árvore, comemorado oficialmente no dia 21 de Setembro,  a Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável(Caama) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), distribuiu mais de 100 mudas de plantas variadas para colaboradores e o público que se fiz presente na casa legislativa na manhã desta sexta-feira (20). 

Deputada Joana Darc reúne seguidores para café e diálogo para construção de ideias

Entusiasta do mandato compartilhado, a deputada  estadual Joana Darc (PL), deu start nesta quarta-feira (19) ao projeto "Café com a Deputada". A primeira edição do projeto convidou quatro seguidores da parlamentar para uma conversa informal com troca de ideias e construções de políticas públicas demandadas pela população. 

Joana Darc aciona MPT para que pagamentos atrasados de servidores terceirizados da saúde sejam garantidos

A deputada estadual Joana Darc (PL), participou da reunião da Comissão de Saúde e Previdência e com os representantes de servidores terceirizados da Saúde, que aconteceu nesta quarta-feira (18) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
×

Olá!

Escolha qual área deseja atendimento e fale agora mesmo conosco!

× Fale com a Deputada!