fbpx
Início Artigos Suicídio: Precisamos falar sobre isso!

Suicídio: Precisamos falar sobre isso!

Cada vez mais vemos pessoas doentes com estresse, ansiedade e depressão.  Doenças emocionais tem sido o mal deste século. São inúmeros os fatores que podem desencadear uma crise que podem levar um indivíduo a querer dar fim à própria vida.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), temos um suicídio a cada 40 segundos no mundo. O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de países com mais casos. Este é um problema de saúde pública que não pode mais ser visto como banal ou irrelevante, precisamos falar a respeito. É necessário estarmos atentos aos sinais de vulnerabilidade que uma pessoa apresenta. Isolamento e distanciamento social, todos são indícios de vulnerabilidade. Diferente do senso comum, quem fala, pode vir a cometer suicídio, sim. Familiares e amigos devem ficar atentos a frases e comportamento como:

  • “Minha vida não tem mais sentido.”
  • “Não tenho mais vontade de viver.”
  • “Eu sou um peso para minha família.”
  • “Preferia estar morto.”

Se você precisa de ajuda, ou conhece alguém que precisa de acompanhamento psicológico, deixo abaixo a lista com alguns locais que oferecem atendimento com profissionais capacitados para ajudar. 

Você pode conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

Atendimento Psicológico Gratuito em Manaus. Segue a lista:

  • Clínica Escola de Psicologia UNINORTE: Av. Getúlio Vargas, 720 – Centro – Telefone: 3212-5169
  • Clínica Escola de Psicologia ESBAM:Rua Leonor Teles, 153, Conj. Abílio Nery –Adrianópolis – Telefone: 3305-1809
  • Clínica Escola de Psicologia FAMETRO: Av. Constantino Nery, 3378, Chapada -Telefone: 98423-0823
  • Serviço de Psicologia Aplicada UFAM – CSPA: Setor Sul da UFAM (minicampus), Bloco X – Coroado I – Telefone: 3305-1181 ramal 2582 / 3305-4121
  • Serviço de Psicologia Aplicada ULBRA – SPA: Av. Carlos Drummond de Andrade, 1460, Bloco E Térreo – Conj. Atílio Andreazza – Telefone: 3616-9800 ramal 9819
  • Policlínica Gilberto Mestrinho: Av. Getúlio Vargas, 341 – Centro – Telefone: 3198-8000 – Atendimento somente à tarde. Necessário cartão SUS e documento de identificação com foto.
  • Centro de Atendimento Psicológico FMF – CAPSI: Rua Natal, 300 – Adrianópolis – Telefone: 2121-0966

 

Caso o paciente seja encaminhado para um psiquiatra e precise de medicação, boa parte dos remédios necessários para o tratamento da depressão são disponibilizados pelo Estado e Município, em UBS e policlínicas com farmacêuticos. É obrigatória a apresentação da prescrição médica e cópia, cartão SUS e documento de identificação com foto para retirar os remédios prescritos.

Dep. Joana Darc
Advogada, Servidora Pública Concursada PGM e Deputada Estadual do Amazonas eleita com 26.816 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

Joana Darc destinará recursos para projetos voltados à juventude

Umas das parlamentares mais jovens do Amazonas, a deputada estadual Joana Darc (PL), irá destinar recursos para ampliação de projetos que trabalham com jovens e adolescentes no Amazonas.  Na manhã desta terça-feira (19) a parlamentar visitou dois projetos que são desenvolvidos na cidade de Manaus e trabalham com a educação, apoio e qualificação de jovens.

Joana Darc participa da 2ª edição do Programa “Peixe no Prato”

A deputada estadual Joana Darc (PL) participou na manhã desta terça-feira (12) da 2° edição  do Programa “Peixe no Prato” que aconteceu na Escola Municipal Helena Augusta Walcott, localizada no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. 

Projeto de Lei de Joana Darc prevê teste do bracinho em crianças a partir dos 3 anos

O projeto de lei 595/2019 de autoria da deputada estadual Joana Darc propõe que seja realizado o "Teste do Bracinho" em crianças a partir dos 3 anos de idade, e que o procedimento passe a fazer parte integrante do protocolo de consultas pediátricas regulares feitas pela rede pública de saúde do Estado do Amazonas.

Desenvolvimento sustentável: Alternativa para a preservação do meio ambiente

Cuidar da Amazônia é um dever de todos nós. Por isso busco incessantemente por soluções que visam preservar o meio ambiente. Mas para falar de meio ambiente, falar de amazônia, precisamos falar também das pessoas que habitam e dependem dela para ter seu sustento diário. Nesta semana participei da Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia, na Academia de Ciências do Vaticano, em Roma.

A luta continua

Se você leu sobre a decisão do processo que cassa o mandato dos vereadores do partido do qual faço parte, e que menciona meu nome, esse esclarecimento é para você, meu eleitor e para todas as pessoas que acreditam em meu trabalho.
×

Olá!

Escolha qual área deseja atendimento e fale agora mesmo conosco!

× Fale com a Deputada!