fbpx
Início Notícias Projetos para combater maus-tratos à animais são aprovados na Aleam

Projetos para combater maus-tratos à animais são aprovados na Aleam

Dois Projetos de Lei (PL) de autoria da deputada Joana Darc (PR) foram aprovados nesta quinta-feira (12), no Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ambos os projetos serão encaminhados à sanção do governador Wilson Lima (PSC), de quem a parlamentar é líder na Casa.

O primeiro institui o uso de espaços públicos de publicidade para campanhas educativas de combate a atos de maus-tratos e abandono de animais e o segundo cria a definição de conduta de maus-tratos praticada contra a fauna doméstica, com o estabelecimento de multa e sanção administrativa para quem o praticar.

“O Amazonas já ultrapassa os 4 milhões de habitantes, sendo o segundo Estado mais populoso da região norte, estando no 13ª colocação no ranking das mais populosas do Brasil e não possui uma legislação específica de proteção e defesa da fauna doméstica, principalmente no que concerne aos maus-tratos que ocorrem diariamente”, afirma Joana Darc, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável da Aleam, ao pedir apoio dos colegas para aprovação dos Projeto que poderá ser transformado em lei.

O Projeto de Lei 160/2019, que foi aprovado, institui a definição de conduta de maus-tratos praticada contra a fauna doméstica e estabelece multa. No PL compreende-se por maus-tratos “ato comissivo ou omissivo que enseje crueldade ou desleixo, ausência de alimentação essencial adequada, excesso de serviço, tortura, abandono, manter os animais em condições inadequadas ou quaisquer outros tipos que possam causar sofrimento físico ou emocional”, diz a proposta.

O outro PL, de nº 77/2019, institui o uso de espaços públicos para campanhas de combate aos maus-tratos e abandono de animais, e obriga o Executivo a acrescentar a proposta em suas campanhas publicitárias, em locais como creches, escolas, hospitais, órgãos públicos estaduais, veículos e outros do Estado do Amazonas. “A campanha educativa deverá ser feita por meio das formas já adotadas pelo Estado, mediante palestras e materiais de publicidade que serão fixados nos locais de melhor visibilidade e de grande circulação de pessoas”, diz o artigo 2º.

Texto: Elizabeth Menezes

Imagem: Fábio Romão

Dep. Joana Darc
Advogada, Servidora Pública Concursada PGM e Deputada Estadual do Amazonas eleita com 26.816 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

Joana Darc participa de solenidade em homenagem a profissionais da educação do Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta quarta-feira (16), uma Sessão Especial de homenagem e entrega da Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias. Os 24 deputados estaduais indicaram professores para receber a premiaçã

Joana Darc (PL) participa de reunião técnica com Ministro de Minas e Energia

A deputada estadual Joana Darc (PL), participou na noite da terça-feira (15) de reunião técnica com Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, Deputado Federal, Capitão Alberto Neto (PRB), Governador Wilson Lima e autoridades de diversos órgãos e instituições.

Empresas que cometem maus-tratos a animais terão inscrição estadual cassada

O Projeto de Lei é de autoria da deputada Joana Darc (PL) e aplica-se a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou...

Joana Darc (PL) participa de jogo beneficente neste domingo (13)

A Deputada Joana Darc (PL) , apoiadora do projeto esteve presente e deu o "pontapé" inicial, simbolizando o início da partida. Ela falou da importância de manter um projeto como este: "Vocês podem contar com meu apoio, porque eu sei das dificuldades que esse projeto tem que enfrentar principalmente quanto a questão dos equipamentos e da locomoção"

Joana Darc vota sim ao pagamento do 13° de servidores com recursos da Afeam

Na manhã desta quinta-feira (10) foi votado pelos deputados estaduais dois  projetos que autorizam que os recursos da Agência de Fomento do Estado do...
×

Olá!

Escolha qual área deseja atendimento e fale agora mesmo conosco!

× Fale com a Deputada!