fbpx
Início Notícias No Vaticano, Joana Darc destaca desenvolvimento sustentável para os povos que vivem...

No Vaticano, Joana Darc destaca desenvolvimento sustentável para os povos que vivem nas comunidades ribeirinhas do Amazonas

A deputada estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa  do Amazonas (Aleam), Joana Darc (PL), participou nesta segunda-feira (28), da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia, na Academia de Ciências do Vaticano, em Roma. Única mulher a participar dos debates, em  seu discurso, a parlamentar destacou o desenvolvimento sustentável para os povos que habitam em meio a floresta amazônica.

Para a deputada é necessário quando se falar em preservação da floresta, também pensar na vida dos povos que habitam nela. “Quando me refiro a povos que vivem da floresta, não me refiro apenas aos indígenas, mas também aos ribeirinhos que dela vivem. Precisamos pensar em todas essas pessoas que também dependem da floresta para ter seu sustento garantido. Por isso se torna fundamental o apoio a projetos que visam o desenvolvimento do sustentável no Amazonas. E fico feliz em ver que muitos das autoridades aqui presentes também tem esse pensamento”, declarou a parlamentar.

Joana Darc falou sobre a importância de se desenvolver programas que possam alcançar as pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e vivem na floresta. “O primeiro fator é como que a gente pode impactar essas pessoas (que vivem na floresta) mostrando que é importante discutir o meio ambiente e preservação da floresta amazônica, e levar até elas ferramentas para que o desenvolvimento de maneira sustentável seja visto por estas pessoas como a alternativa para que elas obtenham seu sustento e possam preservar o ambiente em que vivem”, ressaltou a parlamentar.

O encontro que reuniu o governador Wilson Lima, os governadores Waldez Góes, do Amapá, que também é presidente do Consórcio Interestadual para a Amazônia Legal;  Helder Barbalho, do Pará; Flávio Dino, do Maranhão; e Wellington Dias, do Piauí, que representa o Consórcio do Nordeste, discutiu o desmatamento ilegal na Amazônia, os direitos dos povos indígenas, bioeconomia, erradicação da pobreza e valorização dos serviços ambientais prestados ao planeta.

Também participaram do evento o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira; o ministro do Meio Ambiente da Colômbia, Ricardo José Lozano Picón; o secretário de Assuntos de Soberania Nacional do Governo Federal brasileiro, Fabio Mendes Marzano; os chefes do Executivo de nove países que compõem o território amazônico, representantes da sociedade civil e cientistas.

Dep. Joana Darc
Advogada, Servidora Pública Concursada PGM e Deputada Estadual do Amazonas eleita com 26.816 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

Joana Darc destinará recursos para projetos voltados à juventude

Umas das parlamentares mais jovens do Amazonas, a deputada estadual Joana Darc (PL), irá destinar recursos para ampliação de projetos que trabalham com jovens e adolescentes no Amazonas.  Na manhã desta terça-feira (19) a parlamentar visitou dois projetos que são desenvolvidos na cidade de Manaus e trabalham com a educação, apoio e qualificação de jovens.

Joana Darc participa da 2ª edição do Programa “Peixe no Prato”

A deputada estadual Joana Darc (PL) participou na manhã desta terça-feira (12) da 2° edição  do Programa “Peixe no Prato” que aconteceu na Escola Municipal Helena Augusta Walcott, localizada no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. 

Projeto de Lei de Joana Darc prevê teste do bracinho em crianças a partir dos 3 anos

O projeto de lei 595/2019 de autoria da deputada estadual Joana Darc propõe que seja realizado o "Teste do Bracinho" em crianças a partir dos 3 anos de idade, e que o procedimento passe a fazer parte integrante do protocolo de consultas pediátricas regulares feitas pela rede pública de saúde do Estado do Amazonas.

Desenvolvimento sustentável: Alternativa para a preservação do meio ambiente

Cuidar da Amazônia é um dever de todos nós. Por isso busco incessantemente por soluções que visam preservar o meio ambiente. Mas para falar de meio ambiente, falar de amazônia, precisamos falar também das pessoas que habitam e dependem dela para ter seu sustento diário. Nesta semana participei da Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia, na Academia de Ciências do Vaticano, em Roma.

A luta continua

Se você leu sobre a decisão do processo que cassa o mandato dos vereadores do partido do qual faço parte, e que menciona meu nome, esse esclarecimento é para você, meu eleitor e para todas as pessoas que acreditam em meu trabalho.
×

Olá!

Escolha qual área deseja atendimento e fale agora mesmo conosco!

× Fale com a Deputada!